Pesquisa especializada
(Micro e pequenas empresas)
X
- Pesquisa Grupo Focal
- Pesquisa de Clima Organizacional
- Pesquisa de Mercado
- Pesquisa de Satisfação
- Pesquisa Cliente Oculto
- Pesquisa Eleitoral
Posicionamento de Mercado
A pesquisa de mercado serve para ajudar empresas e pessoas a tomarem decisões com mais segurança. Ela fornece os dados e informações para que você conheça melhor o seu mercado, seus concorrentes, seu público-alvo e o seu próprio negócio
- QUALITATIVA - Por meio entrevistas e observações.
- QUANTITATIVA - Por meio de formulário/questionário.
Pesquisa de Satisfação
A Pesquisa de Satisfação de Clientes é uma das mais importantes ferramentas de Gestão Empresarial. O objetivo da Pesquisa de Satisfação de Clientes é mensurar o que os clientes estão pensando, sentindo e comentando sobre os processos, produtos e serviços da Organização.
- QUALITATIVA - Por meio entrevistas e observações.
- QUANTITATIVA - Por meio de formulário/questionário.
Pesquisa Cliente Oculto
PLANO A
Email/redes (verificação do atendimento do SAC e redes sociais)
PLANO B
Email/redes + fone
(verificação do atendimento do SAC, redes sociais e telefone)
PLANO C
Presencial
(verificação do atendimento presencial)
Pesquisa de Grupo Focal
- Utilizada para a pesquisa de mercado qualitativa;
- Envolvimento de pessoas;
- Homogeneidade dos participantes em relação a pesquisa;
- A discussão tem entre 8 a 12 participantes;
- Costuma durar entre uma hora e meia a duas horas;
- Existe um moderador, que ajuda o grupo a interagir dentro dos seus moldes do tópico de pesquisa;
- Geração de dados, que serão transformados em informações;
APLICAÇÕES MAIS FREQUENTES
- Conhecimento dos consumidores;
- Planejamento de um novo produto ou serviço;
- Propaganda;
- Testes de publicidade, conceito e pré-fase de estudos maiores.
Pesquisa de Clima Organizacional
Considerada instrumento fundamental para a área de Gestão de Pessoas e para a empresa que deseja conhecer seus colaboradores e comunicar-se com eles.
Avaliações são consideradas para fins de revisão e melhora das políticas e práticas de gestão de pessoas.
Pesquisa Eleitoral
- As pesquisas eleitorais podem ser feitas com uma certa regularidade, analisando a satisfação do povo a respeito dos candidatos eleitos nas últimas eleições, e medindo o nível de popularidade e reprovação dos mesmos.
- Possibilitam criar cenários que antecipam as eleições;
- São ferramentas importantes para o funcionamento das engrenagens políticas e midiáticas.
- Os políticos podem acompanhar o marketing de suas campanhas e mudar suas estratégias;
- Os eleitores podem ter uma base sobre em quem votar;
- Os canais de notícias aumentam suas vendas e circulação com as pesquisas;
- A pesquisa pode influenciar o voto, visto que um candidato pode não receber votos simplesmente porque não apresenta uma quantidade significativa de intenções na pesquisa.